"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bolo de Noiva











Bolo da Noiva Tradição:

Este costume vem desde o tempo dos romanos. O bolo da noiva é, desde há séculos, um símbolo de boa sorte e de festividade. No tempo dos Romanos, a noiva comia um pedaço de bolo, e exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse o essencial para viverem.

O bolo de casamento, tal como o conhecemos hoje, foi originalmente feito de pães de trigo e os pedaços do bolo de noiva eram quebrados na cabeça da nubente. Esta tradição surgiu para conceder fertilidade e boa sorte à noiva e à nova etapa de vida, agora como uma senhora casada. Esta é apenas uma das várias tradições do bolo de noiva. O corte do bolo de casamento não é feito apenas para indicar o final das formalidades na recepção de casamento. Originalmente, o bolo de noiva decorado era cortado apenas pela noiva, significando a perda da virgindade da nubente.
Mas hoje, esta tradição inclui o noivo também, e cortar o bolo junto com a noiva, compartilhando a primeira mordida no pedaço de bolo, simboliza que o casal assume o compromisso de compartilhar uma nova vida juntos. De acordo com outra tradição do bolo de casamento, se uma pessoa solteira dorme com um pedaço de um bolo de noiva sob o seu travesseiro, ela sonhará com o seu futuro esposa, ou futura esposa na mesma noite.
A camada de topo do bolo de casamento era tradicionalmente mantida e utilizada para o batismo do primeiro filho do casal. Mas hoje essa tradição foi ligeiramente modificada e a camada superior é guardada para ser usada no primeiro aniversário do casal. Outra tradição era colocar os enfeites do bolo de casamento, anexados às fitas que ornam o bolo. A dama de honra que puxasse uma fita teria seu destino revelado, dependendo do enfeite que ela tirasse na fita. Os encantos que eram tradicionalmente utilizados e seus respectivos significados são: um Coração: novo amor; um trevo: significa boa sorte; um anel de noivado: você é o próximo a casar; uma âncora: aventura em breve; uma flor: amor vai florescer; a ferradura: você tem sorte na vida.

Mais Tradições

Nas cerimônias de casamento da Grécia Antiga os convidados recebiam biscoitos feitos com a mistura de gergelim e mel, remetendo ao casamento que tem seus momentos doces e salgados.
Segundo uma tradição romana, partir um pequeno pedaço de pão sobre a cabeça da noiva era uma maneira de desejar fertilidade e também um símbolo para ela ser abençoada com abundância em seu matrimônio.
Durante a Idade Média, era costume que os convidados levassem pequenos bolos para os noivos. Cada um dos bolos era colocado sobre o outro para que os noivos tentassem se beijar sobre eles sem derrubá-los para dar sorte. Dessa forma curiosa, surgiram os bolos de noiva em andares.
Finalmente, no séc. XVII, na culinária francesa, surgiram os bolos de casamento mais parecidos com os que conhecemos atualmente: diversas camadas, recheios elaborados, ricas decorações e outros ornamentos.

E até hoje é mantido o ritual de dividi-lo entre familiares e amigos, compartilhando a alegria da nova aliança entre famílias e desejando boa sorte aos recém-casados.

Fonte:http://updetalhes.com.br/blog/?p=47
Fonte:http://www.casamento.com.br/news/conteudo/419/tradicoes-do-bolo-de-noiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário