"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cândido Portinari e Eu

Oi

Depois desse post enorme sobre Candido Portinario, quero falar da minha relação com ele.

Moro em Ribeirão Preto, do lado de Brodowski cidade de Portinari, não sei quantos Km de distancia, mas não deve dar 20km, quando pequena aos 5 anos de idade estudava numa escolinha que chamava Arte e Sol, essa que realizava varias excursões com a criançada e uma delas foi ir visitar o Museu Casa de Portinari passei do qual eu recomendo a todos, no final vou deixar o link para obterem mais informação,antes da excursão a tia da escola preparava a gente,contando a historia do lugar que a gente ia visitar.

E a Tia da escola nos informou que ele tinha falecido devido ao envenenamento por asfixia das tintas que ele usava,para que ,ela foi falar isso, não queria ir de jeito nenhum achei que morreria, igual ao portinari se entrasse na casa dele, tive pesadelo ,dei trabalho para os meus pais, no final acabei indo mas minha mãe teve que ir junto. Sei que até hoje essa historia é contada quando reuni a familia

Hoje com 30 anos já não tenho mais medo.E sou uma fã incondicional de Portinari.Os outros paises tem Pablo Picasso,Van Gogh,Henri Matisse, e dai nos temos Candido Portinari, com tanta humanidade e consciencia social em suas obras mostra grande amor por nossa terra e por nossa gente.Um pintor extraordinario.

Segue os links:http://www.casadeportinari.com.br/informa.htm

http://www.portinari.org.br/ppsite/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário