"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cândido Portinari








“Vim da terra vermelha e do cafezal.
As almas penadas, os brejos e as matas virgens
Acompanham-me como o espantalho,
Que é o meu auto-retrato.
Todas as coisas frágeis e pobres
Se parecem comigo.”

- Candido Portinari

Respeitadíssimo pelo seu Humanismo e consciência social presente em suas Obras, tão famosas e reconhecidas mundialmente por Beleza e Genialidade. Portinari Fazia parte da Alta Intelectualidade Brasileira que era cortejada pelos Grandes Mestres Mundiais.
Nasceu em Brodósqui em 1903 e morreu no Rio de Janeiro, em 1962 em virtude do envenenamento causado por algumas tintas.
Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebeu apenas a instrução primária de desde criança manifestou sua vocação artística. Aos quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes. Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, de tradição acadêmica. Vai para Paris, onde permanece durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari decide, ao voltar para o Brasil em 1931, retratar nas suas telas o povo brasileiro , superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a anti-acadêmica moderna. Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, a Segunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada CAFÉ, retratando uma cena de colheita típica de sua região de origem.
A fase muralista se iniciou em 1936 e até 1944 estará ocupado em pintar os afrescos para o Ministério da Educação e Cultura - o atual Palácio Gustavo Capanema - edifício projetado por arquitetos brasileiros liderados por Lúcio Costa, enfatizando a temática social que permeará toda a sua obra.
Em 1952, atendendo a encomenda do Banco da Bahia, realiza outro painel com temática histórica, A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA À BAHIA e inicia os estudos para os painéis GUERRA E PAZ, oferecidos pelo governo brasileiro à nova sede da Organização das Nações Unidas. Concluídos em 1956, os painéis, medindo cerca de 14x10 m cada - os maiores pintadospor Portinari - encontram-se no "hall" de entrada dos delgados de edifício-sede da ONU, em Nova York. Em 1955, recebe a medalha de ouro concedida pelo Internacional Fine-Arts Council de Nova York como o melhor pintor do ano. Em 1956, Portinari viaja a Israel, a convite do governo daquele país, expondo em vários museus e executando desenhos inspirados no contado com recém-criado Estado Israelense e expostos posteriormente em Bolonha, Lima, Buenos Aires e Rio de Janeiro. Neste mesmo ano Portinari recebe o Prêmio Guggenheim do Brasil em 197, a Menção Honrosa no Concurso Internacional de Aquarela do Hallmark Art Award, de Nova York. No final da década de cinqüenta, Portinari realiza diversas exposições internacionais.
Expõe em Paris e Munique em 1957. É o único artista brasileiro a participar da exposição 50 ANOS DE ARTE MODERNA, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958. Como convidado de honra, espõe 39 obras em sala especial na I Bienal de Artes Plásticas da Cidade do México, em 1958. Neste mesmo ano espõe em Buenos Aires. Em 1959 expõe na Galeria Wildenstein de Nova York e, juntamente com outros grandes artistas americanos como Tamayo, Cuevas, Matta, Orozco, Rivera, participa da exposição COLEÇÃO DE ARTE INTERAMERICANA, do Museo de Bellas Artes de Caracas. Candido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.
Suas Obras são um orgulho dos Brasileiros pois constituem um acervo de valor inestimável pelo que representam na nossa História e Imaginário Antropológico deste Brasil sem Fim. Conhecer Portinari e sua Obra é desfrutar de um bem cultural elevadíssimo que tem a tendência de unir aos Brasileiros em torno de um grande amor por nossa Terra e por nossa gente. Portinari tem uma linda Biografia, Obras Extraordinárias, um Relacionamento de dignidade foi muito participativo, muito Amor, Técnico, Político e querido. A Obra de Portinari tem um poder mágico de fazer feliz e ilustrar a quem lhe conhecer e procurar aprofundar, São belezas que fazem o mundo ser melhor e a vida valer a pena.

Fonte:http://www.portinari.org.br/
http://www.casadeportinari.com.br/

Um comentário: