"Tudo é tão simples que cabe num cartão postal..."
Cazuza

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Led Zeppelin




And as we go on down tehe road,
Our shadows taller than our souls...

E enquanto caminhamos pela estrada
Nossas sombras maiores que nossas almas
(Robert PLant," Stairway to Heaven")

Não há outra história no rock and roll como a história do Led Zeppelin.Isso porque ela é um debate, sobre a música, sobre quem a faz, quem a ouve e quem julga seu sentindo.Mas do que tudo porém, é um debate sobre o trabalho,os méritos e a vida de uma banda que tem sido adorada e desdenhada por cerca de 40 anos.
O debate começou assim que a banda surgiu, alicerçada na convicção de que o Led Zeppelin representava um mundo novo, uma nova era, um marco divisório entre os valores tão duramente construídos dos anos 1960 e os prazeres e a inconsequência da vida real dos anos 1970.Ou a banda nos levava pra frente ou pra
baixo , ou iluminava novos tempos ou os obscurecia
Led Zeppelin banda britânica de rock, formanda em 1968. Por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria e percussão), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocal e gaita).
No final de 1968, a banda Yardbirds se desfaz, e Jimmy Page trata de montar um novo grupo. Um amigo de Jimmy Page o leva a Robert Plant, vocalista da pequena banda Band of Joy. Da banda vem também John Bonham (baterista), Juntamente com Chris Deja (baixo). A banda resolve se chamar New Yardbirds. O baixista Chris Deja não se encaixava ao som da banda e logo foi substituído por John Paul Jones que estimulado pela esposa, procurou Jimmy Page, a quem conhecia por terem tocado juntos, se ofereceu para tocar baixo na nova banda. O baterista do The Who, Keith Moon, achou que a banda precisava de um nome que representa-se o som da banda, então deu a ideia de rebatizar a banda para Led Zeppelin (Zepelin de Chumbo).
No início de 1969 a banda grava seu primeiro disco, intitulado Led Zeppelin. O som era bastante original e com influências óbvias no blues, e pesado de uma certa maneira. Agradou ao público, embora a crítica inglesa os tenha criticado. Uma turnê norte americana logo se seguiu, o que seria uma prova de fogo para a banda. Que começaram a turnê abrindo para bandas maiores e logo terminaram como atração principal dos shows. O primeiro disco levou a banda ao topo das paradas em todo o mundo.
Em 1969, a banda gravou o segundo álbum, Led Zeppelin II, sucesso de vendas ainda maior. ''Whole Lotta Love'' se tornou o primeiro grande hit da banda. Só com o seu segundo disco o Led Zeppelin foi aceita na sua terra natal e desbancou os Beatles.
Em 1970, o álbum Led Zeppelin III deixava claras as influências da banda no blues e na música folclórica celta. O disco foi sem sombra de dúvidas diferente, mostrando toda habilidade da banda, mas sem a emoção forte que era a sua característica principal.
Em 1971, Led Zeppelin lança o seu quarto álbum, Led Zeppelin IV, entre outras músicas de destaque do álbum ''Stairway to Heaven'', é a mais executado e conhecido de todas. Em 1973, o álbum, Houses of The Holy, decepcionou os fãs que esperavam outras músicas como ''Stairway to Heaven''. O álbum é mais denso e difícil de ser ouvido. A banda neste disco adotou influências de soul e reggae como pode ser facilmente observado na faixa ''Dyer Maker''.
Em 1975, o Led Zeppelin lança o álbum duplo Physical Graffiti, um álbum disperso e extenso demais. A única faixa a adicionar algo a sonoridade do Led Zeppelin foi ''Kashmir'', que se tornaria uma das marcas registradas da banda. Logo após o lançamento de Physical Graffiti um acidente de carro com Robert Plant levou a banda a tirar férias forçadas durante um ano em meio.
Em 1976, a banda lança o álbum ''Presence'', é um reflexo da fase ruim em que o Led Zeppelin passava. No meio da turnê do novo álbum, um novo acidente, a morte do filho de Robert Plant, leva a banda a parar novamente. Neste intervalo foi lançado o vídeo The Song Remains the Same (e no Brasil com o título Rock é Rock Mesmo).
Em 1979 o álbum In Through the Out Door marcou a volta do Led Zeppelin aos estúdios e também aos palcos. Apesar da falta de novidades, a banda continuava a maior do mundo. Após uma reunião de planejamento da turnê norte americana, na casa de Jimmy Page, o baterista John Bonham morre sozinho em um quarto, em virtude de uma overdose de alcóol. A decisão de acabar com a banda foi aceita por todos os membros restantes.

Fonte:http://rockrollheavymetal.blogspot.com/2011/04/led-zeppelin.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário